Área da saúde lidera nas denúncias de trabalho no MPT-PE
O Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT-PE) divulgou um levantamento das denúncias de violação trabalhista no estado nos últimos dois meses, período de pico do coronavírus. O balanço mostro que a maioria das denúncias de trabalho parte de profissionais da área da saúde. Entre as reclamações mais recorrentes estão a falta de equipamentos e de condições sanitárias adequadas.
De acordo com o órgão, houve 592 denúncias entre 11 de março e 11 de maio. Só do setor de saúde, queixas chegam a 67% do total. O MPT-PE instaurou um inquérito para investigar os casos. Os profissionais de saúde são os trabalhadores que trabalham sem parar na linha de frente da Covid-19 em Pernambuco.
Dentre a falta de materiais para trabalho, o que representa 55% das denúncias, estão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Há também casos de não recebimento ou de atraso de pagamento a esses profissionais, somando 25% da reclamações, enquanto que se tratando excedente de trabalho (14%).
O levantamento também revelou que instituições filantrópicas (junção dos setores público e privado) são os que mais fizeram queixas. Foram 240, representando 40% do total.
Fonte – Portal de Prefeitura