Artistas protestam contra pedido de cancelamento do Carnaval 2021 por Michelle Collins
Em nota oficial, os artistas pernambucanos se posicionaram contra o requerimento “abrupto e fora de propósito ” da Missionária Michelle Collins , querendo cancelar o Carnaval 2021 , “sem nenhum diálogo, sem apresentar e aceitar alternativas” , como : adiamento, shows em lives, freviocas, etc, e sem pensar em nenhum trabalhador do maior evento cultural da nossa Cidade do Recife.
Recife, 29 de julho de 2020.
À CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE
Att. Exmos. Senhores Vereadores
Nós, artistas pernambucanos, componentes da cadeia produtiva do carnaval da Cidade do Recife, recebemos com muita tristeza e indignação, a notícia do Requerimento 4075/2020, da lavra da Vereadora Missionária Michele Colins, que traz a indicação de CANCELAMENTO do Carnaval 2021.
Primeiramente, é preciso atentar que o Cancelamento requerido é demasiadamente prematuro, sobretudo, tratando-se de nossa maior festa cultural, que nasce espontaneamente da vontade do povo.
Em segundo lugar, a preocupação com a saúde e segurança da população é a nossa premissa maior e, de forma alguma, queremos expor as pessoas ao perigo, mas entendemos que os próximos meses serão cruciais para a definição dos riscos que poderemos correr. Tudo pautado pela ciência.
Por isso, entendemos que o cancelamento, agora, de forma sumária, sem ouvir as partes interessadas e sem a proposição de alternativas para a cadeia produtiva carnavalesca, é atitude temerária e precipitada.
Em terceiro lugar, a cadeia produtiva do Carnaval emprega aproximadamente 100 mil trabalhadores diretos e indiretos e injeta cerca de meio bilhão de reais na economia da Cidade.
Em quarto lugar, ao contrário dos carnavais industrializados, que acontecem em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o nosso carnaval, por emanar do povo, não requer prazo demasiado para sua organização. O carnaval do Recife tem a força das ruas e está pronto por natureza.
Em quinto lugar, tanto o governo estadual quanto o municipal atestam a curva decrescente da Pandemia aqui no Estado, o que corrobora o nosso entendimento de que essa Indicação de Cancelamento é, nesse momento, radical, despropositada e prematura, sendo mais adequado ao caso, o estudo para a viabilidade do ADIAMENTO DO CARNAVAL 2021.
Assim, levando-se em conta que o Requerimento está atualmente com pedido de vistas da Vereadora Aline Mariano, servimo-nos da presente para propor:
a) o adiamento, para outubro/2020, da análise do Requerimento 4075/2020, momento em que, espera-se, tenha-se uma visão melhor do quadro pandêmico e da vacina;
b) que essa discussão tenha a participação dos segmentos envolvidos no carnaval, tais como: artistas, músicos, produtores, passistas, orquestras, agremiações, ambulantes, dentre outros;
c) Que seja garantida a manutenção do orçamento do carnaval passado e sejam garantidas as contratações de artistas locais, que, como é sabido, estão passando por sérias dificuldades financeiras;
d) Que sejam criadas alternativas outras, para o caso de impossibilidade de aglomeração, tais como: lives, shows em drive in, circulação de Freviocas e mini trios, que levarão a nossa música efervescente (frevo, samba, maracatu, ciranda, mangue beat, dentre outros ritmos) para todos os polos da cidade.
Certos, de sua compreensão e colaboração, assinamos esse pleito, que traduz a vontade do povo festeiro e carnavalesco, que é o povo recifense!
Fonte – Blog do Jamildo