A confusão do PTB
Algumas pessoas tem se perguntado se essa “encrenca” do PTB nacional chegará ao Recife e muitos ainda bem mais precavidos questionam se vai chegar aos demais municípios. Às claras ninguém percebe, mas esse assunto tem tirado o sono de muitos pré-candidatos e de muitos que estão caminhando para a reeleição.
Bem, vamos aos pontos: O PTB está proibido de se coligar com o DEM e o PSDB porque esses partidos fazem oposição ao Presidente Bolsonaro. Já os partidos de esquerda, podem esquecer de acordo com eles. Existe ainda uma exceção que é um aval do diretório nacional para que o PTB possa fazer alianças em cidades acima de 200 mil habitantes, como é o caso do Recife, com o DEM e o PSDB.
A questão de municípios pernambucos é que tem prefeitos e até mesmo pré-candidatos do PTB que estavam se achando “donos” do partido e já tinham escolhido o vice do PC do B, por exemplo. No Recife, existe uma quase certeza de que o partido ficará com Mendonça Filho. Segundo informações, o ex-ministro se reuniu com Roberto Jefferson em Brasília e ele teria liberado “apenas” para o Recife.
O PTB é um partido importante em Pernambuco. Foi o partido quem ofereceu o segundo colocado, o ex-senador Armando Monteiro na opção dos pernambucanos em 2018. Além disso, o partido é dono de 2,6% do guia eleitoral. No cenário nacional faz parte da base de apoio do Presidente Jair Bolsonaro e está fechado em torno de seu nome para a disputa de 2022.
Os próximos dias serão importantes e decisivos para o PTB tanto em Pernambuco, como no restante do país. Agora, a dor de cabeça de muita gente que estava imaginando disputar pela legenda e receber o apoio de legendas de esquerda, é bom já ir tirando o cavalinho da chuva.
Fonte – Blog do Silvinho Silva