Notícias

Alepe leva oficina de cordel para jovens da Funase e incentiva leitura como instrumento de transformação social

A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza, nesta quinta-feira (16), uma edição especial e itinerante do ‘Projeto Cordel para Todos’, voltada para jovens em cumprimento de medida socioeducativa de restrição de liberdade na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

A atividade acontece das 13h30 às 15h30 e tem como proposta aproximar os adolescentes da cultura popular nordestina, despertando o interesse pela leitura e pela escrita criativa.

O encontro contará com uma oficina ministrada pelo escritor e cordelista Alexandre Morais, que vai apresentar técnicas de elaboração e estruturação de versos em cordel, além de conduzir um momento de criação coletiva. Os participantes terão a oportunidade de escrever e declamar seus próprios textos, explorando temas relacionados à superação e à valorização de suas histórias pessoais.

A iniciativa integra as ações de extensão e inclusão sociocultural da Biblioteca da Alepe, que tem ampliado sua atuação fora da sede da Assembleia, levando atividades literárias e educativas a escolas, comunidades e instituições sociais. O objetivo é estimular o hábito da leitura, e mostrar a literatura como ferramenta de reintegração social.

De acordo com o cordelista Alexandre Morais, promover uma oficina de cordel é compartilhar arte e inspirar vidas. “É também transformar os participantes em agentes culturais. Vamos provocá-los a escrever e confeccionar cordéis mostrando que todo mundo tem uma história pra contar” explicou o oficineiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *