Álvaro Porto destaca autonomia como principal marca da atuação do Legislativo no 1º semestre
Ao fazer um balanço das atividades do primeiro semestre de 2025, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto PSDB), destaca que, além de aprovar projetos importantes para o povo de Pernambuco, o Parlamento marcou posição no exercício de suas atribuições de forma dinâmica e independente. “A Casa solidificou sua autonomia e seguiu fortalecida por meio do empenho dos deputados e deputadas, que se mantiveram atentos às prerrogativas de legislar e fiscalizar”, ressaltou.
A Alepe encerrou os trabalhos legislativos deste período com um total de 105 reuniões plenárias realizadas, entre ordinárias, extraordinárias e solenes. Sessenta e nove matérias se tornaram leis e 30 resoluções foram aprovadas, segundo relatório produzido pela Mesa Diretora da Casa.
“A Casa se mobilizou para analisar, votar e aprovar, nas comissões e no plenário, os textos de interesse dos pernambucanos, a exemplo do que garantiu paridade salarial para policiais civis aposentados, do que tratava do reajuste salarial dos professores da rede estadual e ainda do que instituiu medidas que alteraram e tornaram mais justo o regulamento do Programa Ganhe o Mundo”, disse.
Lembrando as divergências que ocorreram entre os representantes do Legislativo e o Governo do Estado, Porto enfatizou a disposição da Alepe para o debate. “A relação com os demais poderes e sociedade foi e continuará a ser preservada. Ainda que existam diferenças, situação comum no exercício da política, há disponibilidade para o diálogo e construção de entendimento”.
O presidente também salientou que “a sustentação de uma relação institucional com os outros poderes deve ser feita de forma respeitável, reconhecendo a independência e o papel que a Constituição reserva a cada um”.