Antônio Coelho destaca a importância de reformular a gestão da Compesa
Diante dos desafios relacionados ao abastecimento de água e saneamento básico em Pernambuco, o deputado Estadual Antônio Coelho (União Brasil), em entrevista nesta quinta-feira, 24, à Rádio Folha FM 96,7, enfatiza que a privatização da Compesa poderia trazer recursos significativos por meio do investimento privado, possibilitando uma abordagem mais eficaz para a universalização do saneamento básico e do acesso à água no estado.
“Se a gente privatizar um ativo como a Compesa, nós podemos, por exemplo, garantir por previsão Legislativa, que parte desses recursos possa socorrer os municípios pernambucanos”, declarou Coelho.
O deputado ressaltou que a situação atual da Compesa, com tubulações sucateadas e frequentes cortes de água em diversas localidades, é insustentável e requer medidas mais enérgicas para solucionar os problemas. A proposta sugerida pela governadora Raquel Lyra de concessão da Compesa, que envolveria a divisão da empresa em duas partes – uma para tratamento da água e outra para a distribuição e saneamento – também foi discutida. O Deputado Coelho reconheceu que a concessão seria um avanço positivo para Pernambuco, ao permitir a atração de investimentos e a melhoria dos serviços prestados.
“Concessão, privatização, como você queira chamar. Mas, a gente atrair uma iniciativa privada, principalmente os recursos necessários para investimento, Pernambuco pode finalmente caminhar a passos largos na universalização do saneamento básico e do acesso à água”, pontuou o parlamentar.
Questionado sobre a possibilidade de o Estado cuidar da companhia, o Antônio Coelho afirmou que não acredita que essa seja a única solução viável. Ele ressaltou que o modelo estatal atual tem se mostrado ineficiente e insustentável, o que justifica a busca por alternativas como a privatização ou concessão da Compesa.
Fonte – Folha PE