Arena de Pernambuco completa 10 anos e secretário diz que projeto da ‘Cidade da Copa’ não vai sair do papel como foi anunciado
A Arena de Pernambuco completa 10 anos, nesta segunda (22). A construção do estádio que sediou jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 custou mais de R$ 740 milhões. O projeto do governo de Pernambuco incluía a “Cidade da Copa”, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, mas ela não saiu do papel.
Em entrevista à TV Globo nesta segunda, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, disse que esse projeto de construir uma “cidade” planejada — com universidade, shopping center, centro de convenções, hotéis, museu, teatro e conjunto habitacional — não será realizado da forma como foi anunciado.
“Naquele formato e modelo, não [será retomado o projeto da Cidade da Copa]. Houve um erro de concepção, ele não foi concluído. Passou a Copa e ficou só o estádio”, disse o secretário no Bom Dia Pernambuco.
Segundo Daniel Coelho, por decisão judicial, o governo do estado paga R$ 30 milhões por ano por causa da construção da Arena de Pernambuco (veja vídeo acima);
💲 Além disso, o estádio custava, por mês, mais de R$ 900 mil aos cofres públicos, valor que, segundo o secretário, diminuiu para cerca de R$ 700 mil, devido à realização de mais jogos e eventos no local;
“É visível que tem vários erros na concepção inicial do projeto, inclusive no seu financiamento, porque não era para a gente estar pagando essa conta agora”, disse Daniel Coelho.
A Arena de Pernambuco foi o único estádio para a Copa de 2014 construído fora de uma capital, a 15 quilômetros do Centro do Recife;
🏗 Na época, o governo do estado afirmava que o empreendimento era o início de uma cidade planejada chamada Cidade da Copa, que nunca saiu do papel;
⚽ Sobre a retomada do projeto da Cidade da Copa, o secretário afirmou que não é mais viável seguir com o modelo inicial. “Existem erros de concepção, mas não podemos voltar no passado, e sim ajustar o que pode ser feito”, disse
Ainda segundo Daniel Coelho, um dos principais erros da concepção foi o metrô: no projeto original, os passageiros deveriam descer na estação Cosme e Damião, em Camaragibe, no Grande Recife, que fica a cerca de 2 quilômetros do estádio, e pegariam um ônibus circular;
“Não faz sentido o metrô deixar aqueles que vão à arena a mais de um quilômetro de lá. Só de pensar em retomar uma obra dessa, e com a própria demanda que o nosso metrô normalmente já tem, não é algo que a gente prevê acontecendo rapidamente”, declarou o secretário.
Fonte – g1