Notícias

Armando destaca recuperação da competitividade industrial

O conselheiro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, acredita que a nova sistemática tributária terá impactos positivos para a economia do país e do estado, especialmente para o setor industrial. Em debate promovido pela Federação das Indústrias do RN (FIERN) sobre “Nova sistemática tributária e os impactos na Indústria do RN”, Armando destacou que o processo impulsionará a competitividade da indústria, permitindo que ela recupere a força perdida. “Vamos diminuir a complexidade do sistema e eliminar os resíduos tributários na exportação”, afirmou.

Ele esclareceu que as mudanças não significarão o fim dos incentivos, contrariando alguns comentários. “Os incentivos já estavam fadados a acabar, pois foram declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal por terem sido implementados à margem do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Apesar da lei complementar que os validou até 2032, eles tinham data para expirar”, disse.

Armando também abordou a questão da alta tributação de consumo no Brasil, a maior do mundo. “A nova alternativa não implicará em uma taxação excessiva. O problema é que essa tributação é opaca para o contribuinte e o consumidor. Teremos uma alíquota nominal ‘real’. Um sistema transparente”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *