Articulação surte efeito
Desde que assumiu o cargo em janeiro, a governadora Raquel Lyra tem ido quase toda semana a Brasília para destravar ações e investimentos para Pernambuco. Uma das principais demandas, além naturalmente das obras federais no estado, era a liberação de R$ 3,4 bilhões para investimento através de financiamento com bancos públicos.
Ontem, a governadora começou a colher os frutos de seu incansável trabalho, com a autorização por parte do ministério da Fazenda, para a formalização de um empréstimo com o Banco do Brasil no valor de R$ 900 milhões. O montante deverá cair em breve na conta do estado e servirá para investimentos em infraestrutura e melhoria na gestão pública.
A governadora já deixou claro que tem por objetivo deixar marcas importantes com a execução de grandes obras para Pernambuco, e por isso tem intensificado as articulações junto ao governo federal, que por sua vez já sinalizou que tem por objetivo tratá-la como aliada e mais do que isso, que sua gestão possa ser uma vitrine para todo o Brasil, haja vista que é uma das duas mulheres a governar um estado brasileiro, os outros 25 estados são governados por homens, sendo portanto um instrumento de inclusão e participação feminina na política. Seu sucesso é visto com bons olhos pelo presidente Lula e por seus ministros, que têm estendido tapete vermelho para a governadora e seus projetos em prol de Pernambuco.
Fonte – Edmar Lyra