Atrasos, filas e dúvidas marcam início da vacinação contra a Covid-19 de idosos com mais de 85 anos no Recife
Três pontos de drive-thru foram disponibilizados no Recife, a partir desta quarta-feira (27), para vacinar contra a Covid-19 idosos com mais de 85 anos, sem que eles precisem sair do veículo. No entanto, houve atrasos nos atendimentos, filas e dúvidas sobre a necessidade de agendamento, além de problemas em algumas salas de vacinação.
Um desses pontos é o Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, onde o primeiro carro chegou por volta das 5h. A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) informou que o local recebeu 120 doses para aplicação nesta quarta-feira (27).
Francisca de Assis, de 88 anos, foi a primeira a ser vacinada, e contou à TV Globo que já estava cansada, mas tinha muita fé que a pandemia iria acabar.
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Zona Oeste da cidade, outro ponto de vacinação drive-thru foi montado. Já no Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, diversos idosos e parentes reclamaram da demora no entendimento.
Eles alegaram que tinham marcado a imunização para 7h, mas, quando chegaram ao local, foram informados de que só começaria às 7h30.
“A agenda pode ter aberto a partir de 7h, mas ficou acordado que seria a partir de 7h30. As pessoas que agendaram às 7h, 7h20, não terão nenhum prejuízo. Elas vão poder entrar e se vacinar”, explicou a secretária executiva de gestão em saúde do Recife, Andressa Barkokebas.
No Geraldão, também funciona um dos centros de testagem para Covid-19 da capital pernambucana. A entrada para a testagem, no entanto, é diferente daquela adotada para a campanha de vacinação.
A secretária também reforçou a necessidade do agendamento para receber a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 (confira passo a passo mais abaixo).
“É imprescindível que haja o cadastro no site do Conecta Recife e haja o agendamento pelo aplicativo do Conecta Recife. Com isso, a gente evita a aglomeração e evita a exposição do idoso. No drive, a gente precisa também que seja feito o cadastro no aplicativo e um agendamento com horário e local”, explicou.
Fonte – G1