Clarissa Tércio percorre Mercado das Mangueiras e recebe apoio dos feirantes
Clarissa Tércio, candidata a prefeita de Jaboatão pelo PP, realizou uma caminhada no Mercado das Mangueiras, neste sábado (17), onde foi calorosamente recebida pelos feirantes e moradores locais, com demonstrações de apoio ao projeto de mudança defendido por ela. Na ocasião, a candidata reafirmou seu compromisso com a melhoria do local, que tem estrutura precária e problemas que comprometem tanto a segurança quanto a saúde pública na área.
O Mercado das Mangueiras está sem banheiros adequados, com o teto em ruínas e esgoto a céu aberto. Em dias de chuva, os comerciantes enfrentam inundações, já que o sistema de drenagem está completamente entupido. Apesar de todas as dificuldades, os próprios comerciantes se esforçam para melhorar o ambiente, chegando a arcar com o custo do piso do mercado.
A situação de insegurança é alarmante: o mercado já pegou fogo três vezes e, mesmo assim, não possui extintores de incêndio. Os boxes estão em condições precárias e o local carece de qualquer tipo de segurança. Além disso, o mercado está infestado de pragas, como ratos e baratas, e a limpeza é praticamente inexistente.
Os trabalhadores da Companhia Municipal de Abastecimento e Agricultura relataram a falta de apoio básico, como a ausência de tickets de alimentação, água potável e até mesmo vassouras, que eles mesmos precisam comprar para trabalhar. A comunicação com a administração do mercado é difícil e não há fiscalização adequada para coibir a presença de bancas irregulares.
Ronaldo Guedes, de 26 anos, que trabalha na peixaria com seu pai, contou das dificuldades enfrentadas diariamente pelos comerciantes, que se sentem abandonados e sem perspectivas de melhorias.
“Trabalhar aqui no Mercado da Mangueira tem sido um desafio diário. Nós, comerciantes, estamos abandonados. Não temos banheiro, o teto está caindo, e o esgoto corre a céu aberto. Quando chove, ficamos debaixo d’água. A situação é tão crítica que já tivemos incêndios aqui três vezes, e não há nem um extintor para garantir nossa segurança. É triste ver que nós mesmos tivemos que fazer o piso e compramos até as vassouras para limpar, porque a administração simplesmente não se importa. Queremos apenas trabalhar com dignidade, afirmou o comerciante.
Clarissa Tércio se comprometeu a lutar por melhorias urgentes no Mercado das Mangueiras, defendendo os direitos dos trabalhadores e comerciantes que sobrevivem em condições desumanas.
“Muito bom receber o carinho e o apoio das pessoas que, infelizmente, convivem com a condição inadmissível do mercado. Ver esses trabalhadores enfrentando condições tão precárias, sem o mínimo de segurança e higiene, é revoltante. O poder público tem o dever de garantir que mercados como este sejam locais seguros e dignos para os comerciantes e clientes. Comprometo-me a lutar por mudanças urgentes, para que pessoas como Ronaldo e sua família possam trabalhar com dignidade. Não podemos mais permitir que o abandono e a falta de cuidado sigam prejudicando quem depende desse mercado para sobreviver”, disse a candidata.