Danilo Cabral diz que Abraham Weintraub está com os dias contados no cargo
Conhecido pelo perfil verborrágico e polêmico, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, silenciou em depoimento prestado nesta sexta-feira (29) no Ministério da Educação. O depoimento era parte das investigações do chamado “inquérito das fake news”, aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e coloca o auxiliar no centro da crise entre Judiciário e Executivo. Para o deputado federal Danilo Cabral (PSB), o ministro “está com os dias contados no cargo” e que ele virou “uma rainha da Inglaterra” diante das negociações do Governo Bolsonaro com o Centrão.
“O cargo dele já entrou no rol dos negociados para composição da base do governo. Ele é uma rainha da Inglaterra. O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já é do Centrão (o diretor Garigham Amarante, indicado pelo PP). A saéda dele depende somente do processo de toma lá, dá cá”, avalia.
Para o deputado, o depoimento é uma afirmação do papel do Judiciário e um recuo da postura de enfrentamento do Governo Federal contra o Judiciário. “O Judiciário se impôs. Vivemos momento de tensionamento entre Judiciario e Executivo. Houve ameaças que o ministro não compareceria ao depoimento, que seria um gesto extremo que poderia tensionar ainda mais a relação. Há também um recuo do próprio ministro. Ele que gosta de falar grosso nas redes sociais, que é terra de ninguém, mas recuou diante do Judiciário”, avaliou.
Para o parlamentar, o ministro poderá se conscientizar sobre as consequências das suas palavras. “A liberdade de expressão é um direito constitucional, mas há consequências do que se fala. Ele viu que não vai poder continuar a falar coisas que atentem contra o Estado Democrático de Direito”, avaliou.
Fonte – Blog Folha PE