Elias apresenta a Lula propostas do programa de governo para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Em agenda na capital federal desde a sexta-feira (9), quando participou de uma série de reuniões com a bancada pernambucana no Congresso Nacional, o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), apresentou, no sábado (10), ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), propostas do programa de governo para o Executivo Municipal. Dividido em 13 eixos temáticos, o documento foi construído a partir de um processo de escuta popular que contou com a participação de moradores das sete regionais da cidade.
Entre as principais medidas que nortearam o encontro com Lula estão ações como o aumento do número de unidades de saúde da rede municipal e a ampliação do horário de atendimento ao público, bem como a construção do Hospital da Mulher do Jaboatão dos Guararapes.
Já no setor de infraestrutura, Elias elencou como prioridade as obras de dragagem da Lagoa Olho D’Água, popularmente conhecida como Lagoa do Náutico, serviço essencial para minimizar os pontos de alagamento em vários bairros da cidade.
“Outra proposta que apresentamos ao presidente Lula foi a necessidade de construção de um viaduto na BR-101 na altura do Eixo da Integração e de recuperação da engorda da orla, serviços que precisarão do apoio do governo por meio de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Recebemos de imediato o apoio de Lula para tirarmos do papel todos esses projetos em uma eventual gestão a partir de 2025”, adiantou Elias, ao acrescentar que, na conversa, ainda defendeu investimentos para obras de contenção de encostas e de drenagem em vias públicas.
A segurança pública recebeu atenção especial durante as tratativas. Elias reforçou o conteúdo de um documento apresentado no primeiro semestre no qual defendeu a integração da cidade ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp), via parceria entre os governos federal, estadual e municipal, com foco na redução da violência por meio de políticas públicas de prevenção da criminalidade e por melhorias na eficiência do patrulhamento integrado entre a Guarda Municipal, as Polícias Civil e MIlitar e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.