Goiana terá unidade da Casa Azul, de atendimento a jovens com Transtorno do Espectro Autista
O deputado Antônio Moraes recebeu, nesta segunda-feira (19), no seu gabinete, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, e os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte – dirigentes estaduais do Progressistas – para a assinatura do termo de compromisso de criação de uma unidade da Casa Azul em Goiana. A instituição é pioneira em Pernambuco no tratamento e acolhimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e surgiu a partir de projeto de lei apresentado por Eduardo da Fonte na Câmara Federal.
A primeira Casa Azul foi instalada em março de 2022, no município de Macaparana, Mata Norte do Estado, por iniciativa do prefeito Paulo Barbosa – Paquinha, e do deputado Antônio Moraes. O objetivo, segundo o parlamentar, é contribuir para que familiares e pacientes não precisem se deslocar até o Recife para conseguir um tratamento de qualidade.
“Precisamos despertar nas autoridades, prefeitos e secretários de saúde a necessidade de investir no tratamento do autismo nos municípios, por conta da dificuldade que as famílias enfrentam quando têm uma criança autista, porque qualquer atendimento necessário precisava de deslocamento ao Cisam (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), no Recife, único local de atendimento à criança autista no Estado”, explicou Antônio Moraes, que em maio de 2022 comandou a primeira audiência pública – promovida pela Assembleia Legislativa – com prefeitos e secretários municipais para discutir a expansão do projeto.
Os dirigentes dos Progressistas também elogiaram a iniciativa do prefeito de Goiana: “Foi com alegria que recebi a notícia do compromisso de Eduardo Honório de abrir uma Casa Azul, beneficiando crianças autistas da cidade e suas famílias”, disse Eduardo da Fonte. “A inclusão dos autistas e demais pessoas com deficiência, na totalidade, mostra uma gestão comprometida em Goiana com os avanços e melhorias importantes na saúde do município”, complementou Lula da Fonte.
Ao assinar a carta, Eduardo Honório se comprometeu em dar continuidade à iniciativa para que ela saia o mais rápido possível do papel e se transforme em realidade. “No momento em que colocamos a importância de assinar essa carta-compromisso, o prefeito Eduardo Honório aceitou de imediato, e será mais um gestor a se juntar à causa dos autistas em Pernambuco”, concluiu Antônio Moraes.