Governadora Raquel Lyra exonera 14 funcionárias da Secretaria da Mulher de uma só vez
O governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (2) a exoneração de 14 funcionárias da Secretaria da Mulher do estado. A equipe foi dispensada quatro dias após a saída da ex-secretária Regina Célia Barbosa, na sexta-feira (28). O motivo das exonerações não foi informado pelo governo.
Na publicação, a governadora Raquel Lyra (PSDB) nomeou uma substituta para apenas um dos 14 cargos, que foi para o cargo de assessora técnica de comunicação social e imprensa.
O g1 procurou o governo de Pernambuco para saber o porquê das saídas, quando outros servidores vão ser nomeados para preencher os cargos e se os novos funcionários serão mulheres, considerando a natureza da pasta. O governo não respondeu às questões.
Em nota, disse apenas que as nomeações e exonerações “são atos cotidianos da administração pública” e que “o governo reafirma que tem compromisso com as políticas públicas para as mulheres”.
Com a saída de Regina Célia, a Secretaria da Mulher foi assumida pela administradora Mariana Melo. Ela é professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) desde 2015 e, atualmente, ocupava o cargo de secretária executiva de Relações Internacionais do estado.
Além de Regina Célia, o engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz também foi dispensado pelo governo, Ele ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário.
No lugar de Aloisio, a agrônoma Ellen Viégas assume a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca. Ela é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Sobre a saída dos dois, a gestão afirmou que a mudança na titularidade “envolve uma nova estruturação”.
No dia 20 de julho, o músico Silvério Pessoa deixou a Secretaria de Cultura do estado. Na época, o governo disse que ele havia alegado “razões pessoais” para sair da função e se dedicar à carreira e ao ensino.
Fonte – G1