Governo de Pernambuco suspende doação de terreno do Espaço Ciência para empresas privadas
O governo de Pernambuco suspendeu, por meio de portaria, a doação de parte do terreno do museu Espaço Ciência para duas empresas privadas que pretendem instalar um data center e um ponto de recepção de um cabo submarino de internet no local, que fica entre o Recife e Olinda. A doação tem sido alvo de críticas da comunidade científica e ações de órgãos públicos.
A portaria, assinada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, José Fernando Thomé Jucá, foi publicada na edição da quinta-feira (15) do Diário Oficial do estado. No documento, ele suspende a doação, formalizada pela lei 17.940/2022, “até ulterior manifestação do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.
O g1 procurou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Pernambuco para se pronunciar sobre a doação. O governo do estado disse, por meio de nota, que “não há qualquer irregularidade no processo de doação de parte da área do Espaço Ciência”.
O Espaço Ciência é uma instituição que recebe, de forma gratuita, milhares de visitantes, todos os anos, principalmente alunos de escolas públicas. Desde a fundação, 28 anos atrás, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo local.
A doação do terreno de 8 mil metros quadrados do Espaço Ciência foi sancionada pelo governador Paulo Câmara (PSB) no dia 21 de outubro.
O espaço cedido às empresas é para a instalação de um centro de processamento de dados com computadores super-rápidos (data center) e uma “landing station”, que é o ponto de recepção do cabo submarino, que conectaria o Recife à internet global.
Esse cabo, anunciado pelo governo de Pernambuco em 2019, estava previsto para começar a funcionar em 2021.
Em novembro deste ano, a direção do museu disse ter sido surpreendida por uma intimação de empresas privadas para retirar com “urgência” objetos apreciados por visitantes, principalmente estudantes.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica