Igarassu comemora seus 489 anos com tradição e festividades
O ponto mais esperado das comemorações religiosas de Igarassu acontece hoje, 27 de setembro, data dedicada aos padroeiros e Santos Cosme e Damião, e também aos 489 anos de fundação de uma das cidades mais antigas do país. Nesse dia de devoção e tradição, tem missa em todos os horários na Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião.
Além de ser feriado municipal, apenas com serviços essenciais em funcionamento, as festividades religiosas começaram cedo, com missas desde ás 5h, que foi celebrada pelo Pároco Padre Josivan Bezerra e encerrando a programação às 19h, com a missa campal conduzida pelo Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife.
Um dos momentos mais marcantes do dia é a tradicional procissão, que sairá da Matriz, às 17h, levando o andor dos santos gêmeos e acompanhada pelos bonecos gigantes, um símbolo que enche as ruas de fé e cultura.
Devoção aos Santos Cosme e Damião
Os Santos são reconhecidos como padroeiros de crianças, médicos, farmacêuticos, cirurgiões, barbeiros e turismólogos. Os devotos, em agradecimento às suas graças, costumam distribuir sacolinhas de doces, salgados e pipocas, especialmente para as crianças, em frente à Matriz.
Comemoração na igreja mais antiga em funcionamento do Brasil
A Igreja dos Santos Cosme e Damião é um dos marcos mais antigos do Brasil, construída inicialmente de taipa em 1535, como parte do processo de povoamento da região por portugueses, que enfrentavam os indígenas Caeté. O atual templo, edificado entre 1595 e 1597, é uma verdadeira joia arquitetônica, unindo o estilo maneirista com influências jesuíticas. Considerada a igreja mais antiga do Brasil, a Matriz de Igarassu guarda séculos de história e devoção, sendo símbolo de resistência e fé.
Programação de 27 de setembro:
- Missa campal às 5h
- Missa às 7h
- Missa às 9h
- Missa às 11h
- Veneração das relíquias às 13h
- Missa às 14h
- Missa às 16h
- Procissão do andor às 17h30
- Missa campal às 19h