Notícias

Jaboatão e SEOPE proporcionam atendimento oftalmológico a estudantes da rede municipal

Neste sábado (28), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Serviço Oftalmológico de Pernambuco – SEOPE se uniram para proporcionarem atendimento oftalmológico a alunos da rede municipal de ensino. A ação SEOPINHO recebeu 150 crianças e adolescentes, alunos da Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião e do Colégio Municipal Humberto Barradas. Além de avaliação médica oftalmológica e realização de exames, os estudantes que precisarem usar óculos terão sua entrega assegurada, por meio da parceria. 

Este é o sexto ano da ação, que tem como objetivo ampliar a assistência prestada através do Programa Saúde na Escola, para identificar questões oculares que podem ser tratadas com o uso dos óculos, a exemplo de erros refracionais como miopia, astigmatismo e hipermetropia. A triagem iniciou nas unidades de ensino e os casos identificados foram encaminhados ao serviço oftalmológico. 

“Essa é uma parceria valiosa entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município com entidades privadas como o SEOPE, a indústria farmacêutica e óticas que, de forma sustentável assegura desde a detecção precoce de problemas oculares até a avaliação médica e a doação dos óculos para aqueles que precisam, fechando um ciclo de cuidado em saúde dos olhos para as crianças jaboatonenses. Ao longo desses seis anos, 1.900 alunos já foram avaliados e beneficiados. Então, esse é um projeto importante, que esperamos que perdure ainda por muitos anos”, destacou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa. 

O Diretor Médico do SEOPE, Luís Armando Gondim, ressaltou o quanto a questão visual impacta no aprendizado. “No dia a dia da oftalmologia, a gente percebe que quando a criança tem uma grande dificuldade na sala de aula, um dos principais motivos é a parte visual. Então, é fundamental fazer um projeto desse, juntamente com a Prefeitura, para ajudar essas crianças que tem uma baixa de visão e identificar se há alguma patologia”, relatou. 

Os óculos serão entregues aos estudantes posteriormente, nas suas unidades de ensino. Uma destas crianças será Natan, 7 anos, do Colégio Municipal Humberto Barradas. Acompanhado da mãe, o menino ouvia atentamente as explicações das equipes presentes na ação. “Eu sentava mais para trás, na sala, aí falei para a professora que não estava vendo direito. Ela me colocou mais para a frente, mas ainda não melhorou. Hoje eu vim fazer o exame”, contou o garoto. A mãe, Nathália Heloíse, explica a dificuldade visual que ele sente. “Ele já fez exame antes e precisa usar óculos, mas a gente não teve dinheiro para comprar. O médico explicou que ele tem uma diferença grande de grau, de um olho para o outro, e que a idade para corrigir é agora, senão não resolve. Vir aqui hoje e saber que ele já vai sair com os óculos garantidos é muito bom”, contou, satisfeita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *