João Campos fortalecido para a reeleição
Prestes a completar três meses de gestão, o prefeito João Campos vivencia o melhor momento desde quando assumiu o principal cargo do Recife. Todos os levantamentos apontam uma aprovação de cerca de 70%, mas não é o único indicador aferido pelos institutos de pesquisa, o índice de intenção de votos também mostra o prefeito disparado com pouca margem de votos para a oposição, não tendo nenhum adversário efetivamente competitivo.
O socialista chega na véspera de buscar a reeleição num ambiente parecido com o que seu pai chegou em 2009 quando iria tentar a reeleição para o governo de Pernambuco em 2010. Naquela ocasião, mesmo enfrentando um adversário respeitado e com serviços prestados a Pernambuco, que era Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos obteve quase 84% dos votos válidos, números que o credenciaram para disputar a presidência da República em 2014.
Na disputa pela prefeitura do Recife, João Campos tem a missão de desbancar João Paulo, prefeito eleito em primeiro turno com a maior margem de votos da história do Recife em 2004, quando se reelegeu com 56% dos votos válidos. Se conquistar um desempenho superior a João Paulo, João Campos se consolida para almejar o Palácio do Campo das Princesas em 2026.
O prefeito, além dos bons índices de intenção de voto e aprovação, também ostenta resultados extraordinários nas redes sociais, sendo um dos políticos com maior engajamento do Brasil. Essa confluência de fatores sinaliza para um fortalecimento da liderança política do socialista, que aponta para o futuro de Pernambuco e do Brasil pelas próximas décadas.
Fonte – Edmar Lyra