Liana lidera solenidade no Recife em defesa dos direitos das pessoas autistas
A parlamentar citou dados nacionais e ressaltou a necessidade de políticas públicas eficazes. A Câmara Municipal do Recife celebrou o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo nesta quarta-feira, 2 de abril, por meio de uma reunião solene promovida pelo mandato da vereadora Liana Cirne (PT).
O evento contou com homenagens a associações, coletivos e profissionais que se destacam na defesa dos direitos das pessoas autistas, enfatizando a necessidade de conscientização da sociedade e do fortalecimento da inclusão social. Liana Cirne ressaltou a importância de combater o desconhecimento e o preconceito sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Hoje eu quero falar de luta. O autismo é um transtorno global de desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social. Precisamos trabalhar para reduzir as barreiras enfrentadas por essas pessoas e garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirmou a parlamentar.
A vereadora destacou ainda que a sociedade muitas vezes associa o autismo apenas à infância, esquecendo que autistas crescem e continuam enfrentando desafios na adolescência e na vida adulta.
“Não podemos colaborar para a invisibilidade desse tema. O preconceito também se manifesta de outras formas, como na falsa ideia de que o autismo ‘está na moda’. Isso é uma violência contra as pessoas autistas e um sinal da falta de compreensão sobre o transtorno”, enfatizou.
Liana Cirne citou dados nacionais que indicam que uma em cada 68 pessoas no Brasil está dentro do espectro autista e ressaltou a necessidade de políticas públicas eficazes.
“Hoje, no Recife, muitas crianças estão sem matrículas nas escolas simplesmente por serem autistas, tanto em instituições públicas quanto privadas. Isso fere a Lei Brasileira de Inclusão e a Constituição, que garantem o direito à educação para todos”, denunciou a vereadora. Ela também apresentou um projeto de lei de sua autoria que propõe a redução da jornada de trabalho para pais e tutores de autistas, além de adultos autistas.
A solenidade foi presidida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), e contou com a participação de Lorena Cocentino, da Liga Neurau; a autista e mãe de autista, Ixchel Freire; a representante da Secretaria de Educação de Pernambuco, Máuria Figueiredo; o ativista Adriano Negreiros; a autista e ativista Cátia Bensoussan; e o secretário de Direitos Humanos do Recife, Marco Aurélio Filho.
Ixchel Freire, representando os homenageados, destacou os desafios diários enfrentados por autistas e seus familiares, criticando a falta de políticas públicas de inclusão.
“A sociedade limita muito o autismo à infância, mas os autistas envelhecem, estudam e buscam espaço no mercado de trabalho. Precisamos de mais acolhimento e visibilidade”, afirmou. Ela também denunciou a dificuldade que mulheres enfrentam para obter o diagnóstico, já que, segundo relatou, o autismo nelas tende a ser silenciado.
Ao final da cerimônia, a vereadora Liana Cirne reafirmou seu compromisso com a luta pelos direitos das pessoas autistas e destacou que seguirá propondo iniciativas para ampliar a inclusão e o respeito à comunidade autista.