Lula: ‘Belém vai dar uma lição ao mundo, e o mundo inteiro vai falar da Amazônia’
Em Belém para uma série de entregas e visitas a obras de infraestrutura conectadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o presidente Lula concedeu entrevista à TV Liberal (PA) na manhã desta sexta-feira (3/10). Na conversa com a jornalista Jalília Messias, Lula ressaltou o significado do evento, os investimentos para garantir o sucesso do encontro agendado para o mês que vem e o legado que a conferência vai deixar para a capital paraense.
A COP é um pretexto para a gente fazer tudo o que Belém precisa que seja feito. Estamos fazendo um investimento de praticamente R$ 6 bilhões na cidade e, quando o evento terminar, as obras vão ficar. É o povo que vai tirar proveito, que vai visitar as coisas boas que aconteceram”, disse o presidente
Lula justificou a escolha de um estado amazônico para receber o evento com o duplo argumento de que historicamente todos falam sobre a Amazônia, mas poucos conhecem, e que é necessário aproveitar as oportunidades para desenvolver todas as regiões do país. “O mundo inteiro já iria falar da Amazônia. Então vamos ver a Amazônia como ela é. Eu poderia simplesmente fazer em São Paulo, no Rio de Janeiro, que estão mais preparados com infraestrutura. Porém, se a gente não for ousado, se não tiver coragem, se não for destemido, a gente não faz o Brasil crescer de forma equânime”, argumentou.
