Lula Cabral lança primeiro programa de educação digital da Rede Municipal de Ensino
O Cabo de Santo Agostinho deu mais um passo importante na história da educação. O prefeito Lula Cabral lançou o CABO.TEC – Tecnologia e Educação Conectadas, primeiro programa de educação digital da Rede Municipal de Ensino. O evento reuniu autoridades municipais, servidores, dirigentes e supervisores escolares, no auditório do Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas.
O lançamento contou com exposição no hall sobre inteligência artificial na educação, leitura crítica de mídias e informações digitais, educação digital e o currículo escolar; trabalhos desenvolvidos pelo NEAC (Núcleo de Estudos Avançados e Científicos); e impressão 3D (IFPE). No auditório, houve palestra sobre Educação Digital ministrada pelo secretário de Relações Institucionais da cidade do Recife e consultor em educação para o IPESPE, Raul Henry, seguida da apresentação do programa conduzida pelo gerente de Inovação Tecnológica e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Educação, Matheus Cavalcanti.
O prefeito Lula Cabral destacou a importância da iniciativa. “A educação é um ponto de partida para qualquer transformação, e quando ela caminha junto à tecnologia, o resultado é ainda mais poderoso. O CABO.TEC também é fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação por todos que acreditam na força da educação. O que estamos lançando aqui hoje é mais do que um programa, é uma semente de transformação. Investir em inovação tecnológico em educação é investir no futuro do Cabo de Santo Agostinho”.
“Nesta etapa inicial, o programa oferecerá formação para professores de todas as áreas dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e promoverá, entre os estudantes, o desenvolvimento de saberes digitais por meio de aulas presenciais e de uma plataforma online.
Neste primeiro momento, 16 unidades escolares serão contempladas, incluindo o Núcleo de Estudos Avançados e Científicos e as escolas em Tempo Integral que atendem aos anos finais”, explicou o gerente Matheus Cavalcanti. Ainda de acordo com ele, a iniciativa está alinhada à Política Nacional de Educação Digital (Lei nº 14.533/2023), à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação e à Política Municipal de Educação Digital (PMED), esta última em processo de construção.
Escolas da Rede Municipal também contarão em breve com a implantação de Núcleos de Aprendizagem e Vivência em Educação Digital, os ESPAÇOS NAVE, ambientes pedagógicos voltados à criatividade e à inovação.
