Michele e Alef Collins comemoram lei que cria políticas públicas para pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais
A diretora-presidente da Arena Pernambuco, Missionária Michele Collins, e o vereador do Recife, Alef Collins (PP), comemoraram a sanção do projeto de Lei 5.307/2019, que cria a Política Nacional de Assistência, Conscientização e Orientação sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa no Brasil. O ato foi assinado pelo presidente da República nesta quinta-feira (22). A Lei nº 15.138/25 fortalece, também, campanhas no Maio Roxo, mês dedicado ao tema.
Enquanto deputada federal, a Missionária Michele Collins atuou para a celeridade da sanção da Lei. No Recife, foi autora de diversas iniciativas sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), incluindo a Lei 18.990/22 que criou no Recife o “Maio Roxo”. ”Foram 10 anos de luta das pessoas para que essa política existisse de fato. É uma alegria muito grande, como mãe de um filho com o diagnóstico da Doença de Crohn, saber que as mais de 200 mil pessoas no Brasil que têm DII possam ter acesso à informação, tratamento e dignidade”, enfatizou Michele.
“Quero parabenizar o doutor Carlos Brito, um grande cientista e estudioso das DIIs que tem contribuído muito para levar informações e avanços no tratamento da doença. Além dele, a todos que estão lutando por essa causa que ainda não é tão difundida no nosso país”, destacou o parlamentar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as DIIs são classificadas principalmente pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa. Estima-se que no mundo, mais de 5 milhões de pessoas são afetadas por doenças inflamatórias intestinais.