Ministra de Ciência nega conversa com Lula sobre saída para dar espaço ao Centrão
A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, afirmou nesta segunda-feira que está “trabalhando tranquilamente” e que não foi procurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou “nenhum interlocutor” para tratar sobre uma possível troca de comando na pasta.
— Estamos trabalhando tranquilamente. O que estou fazendo é trabalhar 24 horas para tocar a agenda da Ciência e Tecnologia que está pujante. Até o momento, o presidente Lula e nenhum interlocutor do governo chegaram até mim para falar sobre esse assunto — afirmou Luciana Santos.
O cargo da ministra está no meio das possíveis trocas desenhadas pelo Palácio do Planalto para acomodar parlamentares do Centrão — PP e Republicanos — para aumentar a base de apoio ao governo no Congresso Nacional. Como mostrou o Globo, o Planalto espera consolidar votos de 60 parlamentares das legendas após as trocas.
Em um dos cenários desenhados, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) poderia ficar com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Luciana Santos seria, então, transferida para o Ministério das Mulheres, sacrificando a ministra petista Cida Gonçalves.
Pela manhã, Lula se reuniu com ministras no Palácio da Alvorada para acompanhar o primeiro jogo da seleção feminina de futebol da Copa do Mundo, contra o Panamá. Luciana Santos estava entre as convidadas.
De lá, a ministra se reuniu com o presidente no Palácio do Planalto para uma agenda com a embaixadora dos Estados Unidos, no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e o Administrador da NASA, Bill Nelson.
Fonte – Folha Pe