Notícias

Moradores do Recife vão a postos e ficam sem tomar dose contra Covid, um dia após anúncio de vacinação sem agendamento

Um dia após a Prefeitura do Recife anunciar nas redes sociais que pessoas a partir de 12 anos poderiam tomar vacina contra a Covid-19 sem fazer agendamento, muita gente procurou os postos de demanda espontânea e não conseguiu ser imunizado.

A professora Ana Paula Melo, de 44 anos, contou que olhou a lista disponibilizada e foi em várias unidades, mas não conseguiu tomar a vacina.

A prefeitura começou nesta terça (21) a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em quem tem a partir de 40 anos. Ana Paula entrou neste grupo.

A Secretaria de Saúde do Recife admitiu que houve falha na divulgação de lugares incluídos na lista de pontos de imunização sem marcação (veja mais abaixo).

Problema ocorre em um momento em que 89.249 pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Recife.

Outras 340.101 pessoas estão com a terceira dose da vacina em atraso e 73.544 já poderiam ter tomado a quarta dose do imunizante.

A professora, que mora no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, contou que foi até a Upinha Alto do Pascoal, Upinha da Avenida Norte, Upinha 24h Governador Eduardo Campos, Unidade de Saúde da Família (USF) da Mangabeira e USF do Morro da Conceição.

“Em nenhuma delas consegui vacina. Algumas não estavam vacinando, outras disseram que tinham ficha, eram 20 fichas só, que já tinha terminado. Outras disseram que não tinha mais pela manhã. E assim foi a minha saga tentando a vacina para pessoas a partir de 40 anos”, afirmou.

Uma jornalista de 45 anos que preferiu não ser identificada foi até as USFs Santo Amaro I e Santo Amaro II, que também estavam na lista da prefeitura, e não conseguiu tomar a vacina.

“No primeiro, fui informada que os imunizantes não haviam chegado e o funcionário disse que, mesmo se as doses tivesse chegado, não tinha como aplicar porque a única pessoa do posto que aplica está de férias. No outro, disseram que já tinham dez pessoas e que o restante apenas após 14h. É revoltante porque eu perdi minha manhã, fui a dois lugares e não consegui”, disse.

Até sesta terça, a Secretaria de Saúde do Recife vacinava somente com agendamento. A quantidade de locais onde dá para se vacinar sem marcação deve continuar crescendo com a inclusão na lista de lugares que já ofereciam outros tipos de vacina e agora oferecem contra a Covid também. A recomendação é procurar um ponto perto de casa.

O que diz a prefeitura

De acordo com a secretária executiva de Planejamento da Saúde, Yluska Reis, como foi o primeiro dia para algumas unidades, pode ter tido alguma “intercorrência”, como falta de profissional.

“Ou alguma outra coisa que justifique a não realização nesse dia, mas a gente está checando todos os fatores que provocaram a não vacinação das unidades que estavam programadas. A gente está atualizando o Conecta Recife a lista de unidades e qualquer atualização vai constar lá”, disse.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *