No aniversário do Recife, Prefeitura garante requalificação e restauro do Mercado de São José
Como parte das comemorações dos 485 anos do Recife, a Prefeitura do Recife anuncia, neste sábado (12), o restauro e requalificação do histórico Mercado de São José, no bairro de mesmo nome. Um dos espaços mais tradicionais da cidade, o equipamento receberá um investimento na ordem de R$ 21,4 milhões para as obras, que serão realizadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB). O edital de licitação para escolha da empresa responsável será publicado também neste sábado e as obras devem começar até outubro, com prazo para execução de dois anos a partir da assinatura da ordem de serviço.
A notícia foi dada pessoalmente pelo prefeito João Campos aos permissionários durante visita na manhã de hoje ao local, onde também estavam presentes a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, o secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, o diretor-presidente da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), Gabriel Bacelar, além do presidente da Autarquia de Urbanização do Recife, Luiz Henrique Lira. No local, a equipe visitou os boxes e foi colher os pedidos e impressões dos comerciantes sobre as intervenções.
“Estamos aqui no Mercado de São José, que é um importante patrimônio da cidade, nosso principal mercado. No dia do aniversário da cidade a gente publicou no Diário Oficial de hoje a contratação de uma empresa para fazer a reforma do mercado Serão 21 milhões de Reais investidos e, até o mês de outubro, nós começaremos as obras, garantindo que todos os permissionários serão ouvidos, serão respeitados e que a gente vai requalificar de maneira integral o mercado, banheiros, boxes, vamos criar um mezanino que vai possibilitar o serviço de alimentação funcionar no primeiro andar do mercado, desse que é um grande patrimônio nosso. Mais de 150 anos de história, o mercado de São José, no coração do Recife, agora receberá a maior requalificação de sua história. Então vamos juntos celebrar o aniversário da cidade e entregar melhorias para todas as áreas do Recife”, explanou João Campos
A intervenção está inserida no Recentro, programa para revitalização da área central lançado em novembro pelo prefeito João Campos. Aprovado e financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto atende todas as premissas sobre restauro exigidas pelo órgão. A obra vai garantir a restauração e a preservação do mercado, Patrimônio Histórico Nacional, honrando a memória e a história do Recife; reforçar a importância do Mercado como parte integrante do dia a dia dos recifenses; trazer mais investimentos e visibilidade para o mercado como ponto turístico; e requalificar suas instalações.
A ideia é restaurar a espacialidade original da rua interna coberta, que será desobstruída após a reorganização do espaço, e do pavilhão sul, além de propor melhorias para o pavilhão norte. Para isso, será feito o remanejamento das lanchonetes, atualmente localizadas no pátio externo da edificação, para uma nova área de mezanino, concebida em estrutura metálica, sobre os boxes do pavimento térreo do pavilhão norte. A estrutura deste mezanino será totalmente independente da antiga estrutura neoclássica do edifício tombado, com pintura de cor distinta, de modo a deixar claro os dois momentos em que se deram as execuções de cada uma das construções que compõem o conjunto. O acesso a este nível se dará através de 4 escadas e 1 elevador.
Fonte – Diário de PE
#politicapernambucana #politica