Nova obra de recuperação da pista do aeroporto de Noronha é anunciada; pousos de aviões grandes estão proibidos
O governo de Pernambuco anunciou, nesta terça (13), o início de nova obra na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha. Orçado em R$ 59,9 milhões, o trabalho prevê requalificação do pavimento e implantação de sistema de drenagem e sinalização, com prazo de conclusão de 12 meses. Os pousos de aviões grandes seguem proibidos.
Desde o dia 12 de outubro a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) proibiu o pouso de aviões a jato, porque foram constatados buracos e fissuras na pista.
Este é o segundo serviço de manutenção no aeroporto em menos de três meses. A obra pretende fazer a readequação de capacidade.
Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, a obra de requalificação completa dos 1.845 metros da pista começou com a chegada dos materiais e equipamentos. O serviço inclui a montagem de uma usina de produção de asfalto em Noronha.
O governo do estado executou a obra de manutenção emergencial, no valor de R$ 1,2 milhão. O serviço foi concluído no dia 30 de novembro e o relatório com as ações realizadas foi apresentado a Anac, no dia 6 de dezembro.
A Agência de Avião Civil solicitou dados complementares, que foram encaminhados pelo governo estadual.
Nesta terça (13), a Anac informou, por meio de nota, que foram protocolados novos documentos relativos ao processo, no dia 9 deste mês.
“Os documentos apresentados pelo operador aeroportuário estão em análise pela área técnica responsável. A análise já está em andamento e se dará com a urgência que o caso necessita”, informou a nota da Anac. A Agência não divulgou prazo de conclusão da análise.
Por causa da determinação da Anac, a Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades na ilha.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica