Partidos se organizam para eleições de 2024
Os partidos políticos já iniciaram a corrida para às eleições municipais de 2024. É lógico que às atenções se voltam para duas legendas específicas: PSDB e PSB, mas tanto em um campo quanto no outro as demais legendas também buscam um espaço maior na política pernambucana. O grande desafio, no entanto, é exatamente para estas duas. Uma, o PSDB, conquistou o comando do executivo estadual do estado em 2022. Assim, o natural é que haja um crescimento nas prefeituras do interior por se tratar do partido da governadora.
Já o PSB, partido do prefeito João Campos é hoje a maior legenda de oposição no estado mas irá para a campanha com um grande desafio: desde 2008, a legenda disputa nos municípios tendo o apoio do Governo de Pernambuco. Após dezesseis anos no poder, o PSB voltará a disputar nos municípios dessa vez sendo oposição a quem está no Palácio das Princesas. Este é sem dúvida alguma o grande desafio do PSB: pelo menos manter o número atual de prefeituras sobre o seu comando.
Já o PT tem uma missão para a eleição municipal de 2024: vencer a barreira e a resistência do interior. Hoje, a maior Prefeitura que a legenda comanda é Serra Talhada. Por lá, o PT está no poder desde o ano de 2012 quando Luciano Duque foi eleito. Em 2020, Márcia Conrado foi eleita também pela legenda petista. O senador Humberto Costa já disse reiteradas vezes que quer o PT disputando na maioria das cidades, principalmente as que tem segundo turno. A legenda que conseguiu nos governos Lula força para crescer em estados como Bahia, Ceará, Sergipe, não conseguiu repetir o feito em Pernambuco. Para se ter uma ideia, o PT nunca conseguiu sequer emplacar um vice-governador da legenda.
Outra legenda que também está de olho nas próximas eleições municipais é o MDB, que tem hoje o senador Fernando Dueire e a deputada federal Iza Arruda além da liderança política do prefeito Paulo Roberto, de Vitória de Santo Antão. O grupo da deputada Iza Arruda quer ampliar ainda mais os espaços lançando nomes em cidades do agreste, zona da mata e região metropolitana. Já o senador Fernando Dueire trabalha para cacifar o seu nome também para a disputa de 2026 quando tentará renovar o seu mandato de senador. No momento, Dueire está substituindo Jarbas Vasconcelos que se encontra de licença médica, mas não esconde o desejo de pleitear uma das vagas em jogo em 2026.
Fonte – Blog Silvinho Silva