Notícias

Peças se movem na Frente Popular

O dia de ontem ficou marcado por dois fatos políticos, um patrocinado pelo prefeito João Campos, o outro pelo senador Humberto Costa, mas ambos referentes à Frente Popular, que conquistou nove eleições seguidas entre 2004 e 2020, seja com o PT na prefeitura do Recife, seja com o PSB no governo de Pernambuco e na própria PCR.

O prefeito João Campos anunciou a ida da vereadora Andreza Romero, eleita pelo PP, mas filiada atualmente ao Podemos, para a secretaria-executiva dos Animais, com isso abriu vaga para a suplente Aline Mariano, que volta à Câmara Municipal. Aline é uma das políticas mais próximas da ex-deputada federal Marília Arraes, que no segundo turno da disputa pelo governo de Pernambuco recebeu o apoio do primo contra Raquel Lyra. O movimento foi interpretado como mais um passo para que João e Marília caminhem juntos na capital pernambucana em 2024, reunificando a família após a ruptura de Marília com Eduardo Campos em 2014.

O senador Humberto Costa, maior liderança do PT de Pernambuco, foi o padrinho do ex-candidato a governador Danilo Cabral, na equação que fará do socialista o superintendente da Sudene. Danilo vinha queixoso do PSB e estaria cogitando, inclusive, deixar a única legenda que foi filiado durante seus mandatos de vereador do Recife e deputado federal. O gesto de Humberto sepulta as chances de Marília ocupar a Sudene e amplia seu arco de forças aqui em Pernambuco no governo federal.

Tais movimentos que foram realizados poderão ter desdobramentos tanto em 2024 no Recife quanto em 2026 na disputa estadual e têm como centro a relação entre PT e PSB, que já foi de idas e vindas ao longo dos anos.
Fonte – Edmar Lyra

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *