Prefeita do Ipojuca sanciona lei que institui Política de Segurança Pública Municipal
Hoje, de forma pioneira no Estado, a prefeita Célia Sales sancionou a lei que institui a Política de Segurança Pública Municipal e o Sistema Municipal de Segurança Pública. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Ipojuca e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade da instituição de ensino. O ato que firmou a formalização do estudo em lei foi realizado no gabinete da prefeita, e contou com a presença de parlamentares e pesquisadores da UFPE.
Baseada na Lei federal 13.675 de 2018 e com alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), o regulamento tem como objetivo estabelecer as diretrizes para criação de um Plano de Segurança e adotar mecanismos de governança inovadora, planejamento estratégico e métodos modernos de policiamento com inteligência e tecnologia.
A lei prevê ainda a integração entre os órgãos de segurança, relação harmônica e colaborativa entre os poderes municipais, eficiência no enfrentamento à criminalidade, resolução de conflitos por meio da conciliação e transparência. “Ipojuca vem melhorando muito, com um investimento grandioso que estamos fazendo na segurança. Agora, com esse novo plano, a gente crê que as coisas vão alavancar ainda mais. Nós seremos, com certeza, referência no nosso Estado”, declarou a prefeita Célia Sales.
Como objetivo final, a Lei quer propiciar ao cidadão Ipojucano uma segurança de qualidade e eficiência, buscando a redução da violência, em especial os crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídio e latrocínio, e os Crimes Violentos Patrimoniais, roubos e sequestro.
“Nós sempre estamos buscando o melhor na área da integração com as forças de segurança do Estado. Não é à toa que Ipojuca tem reduzido 70% da violência desde o início da gestão da prefeita. Estamos todos de parabéns e quero agradecer à UFPE pela parceria”, disse o secretário de Defesa Social, Osvaldo Morais. Para o coordenador da instituição de ensino federal, Jeronymo Libonati, “Ipojuca realmente é uma referência no estado de Pernambuco e a Federal se sente honrada em participar desse momento. Afinal, esse é o papel da universidade, de gerar conhecimento e aplicá-lo”, disse.