Prefeitura do Recife inclui mais de 20 mil estudantes na rede de Educação com novas vagas criadas
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta quinta-feira (6) a matrícula para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino. O cadastro para o ano letivo de 2026 segue até o dia 5 de dezembro e deve ser feito exclusivamente pela internet, pelos sites matriculaonline.seduc.recife.br e portaldaeducacao.recife.pe.gov.br, ou também pelo aplicativo Conecta Recife. Atualmente, a rede da capital pernambucana conta com 426 unidades, entre escolas e creches. No próximo ano, serão mais 1,8 mil novas vagas somente em creches em toda a cidade, saltando o total da rede para mais de 110 mil alunos.
“Hoje estamos anunciando 1,8 mil novas vagas de creche, chegando a um número muito perto do triplo. Estamos no multiplicador de 2,9, faltando apenas 600 vagas para bater a meta do triplo de vagas de creche. Lembrando que as crianças que já estão na rede têm matrícula automática. O nosso grande desafio é chamar as que ainda não estão para fazerem parte da rede de educação”, explicou João Campos.
Buscando incluir crianças em situação de extrema vulnerabilidade e que não estão na rede municipal, a Prefeitura do Recife vai adotar novamente a estratégia de utilizar a ajuda dos agentes comunitários de saúde (ACS), que visitam as comunidades, para identificar os pequenos e matriculá-los. “Esse processo conta com o apoio fundamental dos agentes comunitários de saúde. Identificamos crianças que não estavam matriculadas nem inscritas no sistema. Desde o ano passado, os agentes passaram a apoiar essas famílias na inscrição. A gente não quer saber de quem é a responsabilidade, saúde ou educação. O importante é resolver o problema e garantir o direito da criança de estar na sala de aula”, afirmou o prefeito João Campos.
CRESCIMENTO DE 10% EM VAGAS EM CRECHES – O destaque deste ano é o crescimento de cerca de 10% na oferta de vagas em creches, o que representa cerca de 1.800 novas oportunidades. A oferta também contempla o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e a EJA. Para 2026, com as novas matrículas previstas, a rede municipal do Recife passará a atender 111 mil estudantes. Nos últimos cinco anos, a Rede Municipal acolheu 20 mil novos estudantes; em 2020, eram 91 mil alunos matriculados na rede.
Para os novatos que desejam ingressar na Educação Infantil, o sistema utiliza critérios sociais, garantindo prioridade para quem mais precisa, como: crianças sob guarda institucional; cadastradas no CadÚnico (extrema pobreza ou pobreza); filhos(as) de mães adolescentes; estudantes com deficiência; irmãos na mesma escola, entre outros. Para 2026, três novos critérios foram incluídos: crianças filhas de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar; crianças vítimas de violência doméstica; crianças de famílias migrantes, refugiadas, apátridas ou com asilo político; e crianças de famílias beneficiárias do programa municipal “Cria Esperança”, destinado a órfãos de vítimas de feminicídio.
Nos últimos cinco anos, a Rede Municipal acolheu cerca de 20 mil novos estudantes, reflexo do crescimento contínuo de vagas e da consolidação de programas como o Infância na Creche, lançado em 2021 com o objetivo de triplicar o número de vagas na Educação Infantil.
De acordo com a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, a expansão reflete o compromisso da gestão em garantir acesso, permanência e qualidade desde a primeira infância. “Expandir vagas em creches é investir no presente das crianças e no agora das famílias. Estamos construindo um legado de oportunidades que começa no berçário e se estende por toda a trajetória escolar”, afirmou.
