Senado homenageia Bienal do Livro de Pernambuco pelo impacto cultural e editorial
Por iniciativa da senadora Teresa Leitão (PT-PE), o Senado Federal aprovou um voto de aplauso à 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, encerrada no último domingo (12). A parlamentar destacou a Bienal como um “santuário da literatura” e um espaço essencial para a formação de leitores, escritores e cidadãos. “Ler é um ato de liberdade”, afirmou, ao celebrar o papel transformador da leitura na sociedade.
Segundo a organização, mais de 300 mil pessoas circularam nos corredores da Bienal, movimentando cerca de R$ 30 milhões. “Um impacto econômico e cultural que merece ser celebrado. Porém, o que mais nos emociona é o que não cabe nos números: o encantamento das crianças na bienalzinha; os jovens descobrindo autores; a paixão pela literatura; o encontro com autores”, opinou a senadora.
Para Teresa, o sucesso do evento ultrapassou qualquer expectativa e reafirmou a crença no poder da leitura, da educação e da cultura. “A Bienal é símbolo de resistência cultural e de valorização da leitura”, declarou.
O voto de aplauso, em nome dos organizadores Guilherme Robalinho e Rogério Robalinho, é sobretudo um reconhecimento ao trabalho conjunto dos “organizadores, autores, editores, educadores, voluntários e do público que fez do evento um marco de inclusão, conhecimento e esperança”.
