Vereador Zé Neto conduz primeira reunião da Fitec e reforça compromisso com inovação e economia criativa no Recife
Uma visita da Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa (Fitec) ao Porto Digital, em agosto, e uma reunião com representantes da economia criativa foram definidas durante a primeira reunião pública da Fitec, realizada nesta quarta-feira (14) na Câmara de Vereadores do Recife.
O tema do encontro foi: “A importância da tecnologia e seu papel nas economias criativa, compartilhada e colaborativa”. O debate contou com a participação dos secretários municipais Rafael Cunha (Transformação Digital, Ciência e Tecnologia) e Carlos Andrade Lima (Desenvolvimento Econômico), do presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, do coordenador da Pós-Graduação em Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco, João Guilherme Peixoto, além do vereador e vice-presidente da Frente, Samuel Salazar (MDB).
Com a participação de representantes dos setores de tecnologia, economia criativa e meio acadêmico, o evento discutiu as primeiras ações da Fitec. Os vereadores também ouviram as demandas e propostas de segmentos da sociedade civil.
O presidente da Fitec, vereador Zé Neto (PSB), destacou: “Nosso objetivo é ouvir a sociedade e atuar para que a legislação seja aperfeiçoada, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.”
Para o secretário Rafael Cunha, “a Fitec é uma ferramenta estratégica para aproximar o poder público das soluções tecnológicas e dos agentes que movem a inovação na cidade. Isso potencializa parcerias, atrai investimentos e prepara o Recife para os desafios do presente e do futuro.”
Já o professor João Guilherme Peixoto reforçou a importância da interação entre diferentes setores: “A interação entre academia, poder público e sociedade é fundamental para que possamos construir, de forma conjunta, uma cidade melhor para todos.”