Catende: Dona Graça e Caio Almeida disputam a Prefeitura
Pelo menos quatro nomes irão disputar a Prefeitura de Catende no próximo mês de outubro. Dona Graça, prefeita e bem avaliada pela população, irá buscar a renovação do seu mandato. Em toda a história política da cidade e desde a instituição no país, apenas o ex-prefeito Otacílio Cordeiro conseguiu se reeleger. Dona Graça, que foi a primeira mulher eleita na história da cidade, caminha para ser a primeira reeleita.
A prefeita conta com o apoio da governadora Raquel Lyra de quem foi a maior cabo eleitoral na mata sul do estado ainda no primeiro turno da eleição pelo Governo em 2022. Dona Graça conseguiu também o apoio de Rinaldo Barros, com quem disputou a eleição em 2020 em uma disputa bastante equilibrada e que neste ano é o seu pré-candidato a vice-prefeito.
Dona Graça conta hoje com uma altíssima aprovação na cidade, fruto de um trabalho intenso realizado durante os três anos e meio de mandato.
Oposição
Já no campo de oposição na cidade de Catende tem três nomes colocados. Caio Almeida, que foi candidato a vice-prefeito na eleição de 2020. Alexandre Cavalcanti que é filho do ex-prefeito Josibias Cavalcanti e Adielson Henrique.
O que se comenta na cidade é que a disputa tende a ser polarizada entre a atual prefeita dona Graça e Caio Almeida.
Caio Almeida, se apresenta como uma nova alternativa para a cidade e como alguém independente de todos os grupos políticos históricos do município.
Fator Surpresa
Ainda no mês de março de 2024, o ex-prefeito Otacílio Cordeiro lançou seu nome na disputa pelo Republicanos. No entanto, por motivos estritamente pessoais, desistiu de disputar novamente a Prefeitura que comandou em três oportunidades. Com a indicação de Rinaldo Barros para o cargo de vice-prefeito de dona Graça, o grupo dos Cordeiros não vão disputar a Prefeitura.
Apoios
Dona Graça conta com o apoio do deputado estadual France Hacker e do deputado federal Fernando Rodolfo. Além disso ela é a pré-candidata de uma ampla frente política que vai desde a governadora Raquel Lyra ao deputado federal Pedro Campos que foi apoiado em 2022 por Rinaldo Barros. Também conta com o apoio da deputada estadual Simone Santana.
Já o pré-candidato Caio Almeida conta com o apoio do deputado federal Waldemar Oliveira conhecido por Dema e pelo ex-deputado Sebastião Oliveira.
Fonte: Blog do Silvinho