Comissão da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Alepe realizará primeira reunião ordinária
Um marco para o Estado, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizará a primeira reunião ordinária, na próxima terça-feira (25 de março), às 10h30, no Plenarinho três da Casa. O grupo foi instalado de forma permanente no dia 17 de fevereiro deste ano e o deputado Gilmar Júnior (PV) foi eleito presidente.
A Comissão abre os trabalhos na Alepe recebendo para a sua primeira reunião ordinária o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco (CONED/PE). O presidente da entidade, José Diniz, foi convidado para apresentar as demandas da comunidade com deficiência e o resultado da Sétima Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, em abril de 2024.
“Nosso objetivo é fazer uma escuta apurada das demandas, estreitar a relação do segmento com o Poder Legislativo e ampliar a participação da sociedade civil na Casa, a fim de colaborar com a construção de políticas públicas que atendam às pessoas com deficiência”, explicou o presidente do colegiado, Gilmar Júnior.
O parlamentar é enfermeiro e possui intimidade com o tema. Gilmar Júnior realizou diversas audiências públicas importantes para a saúde dos pernambucanos, dando visibilidade à necessidade de cirurgias e suporte contínuo para crianças com microcefalia, por exemplo, além dos direitos das pessoas com fibromialgia, entre outras ações.
“Faz muito tempo que o segmento da pessoa com deficiência em Pernambuco luta por uma comissão permanente na Alepe. É uma grande vitória para tantas famílias atípicas que vivem no Estado”, enfatizou o deputado.