Adalgisa Cavalcanti: a primeira mulher eleita deputada em Pernambuco
Em 1947, Pernambuco elegeu sua primeira deputada estadual. Adalgisa Rodrigues Cavalcanti tomou posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 19 de abril daquele ano, apenas 15 anos após a conquista do voto feminino no Brasil, garantida pelo Decreto nº 21.076, de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. No cenário nacional, a primeira mulher eleita deputada estadual foi Maria do Céu Fernandes, no Rio Grande do Norte.
A eleição de Adalgisa Cavalcanti, candidata pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) – que, à época, utilizava a denominação Partido Comunista do Brasil. Ela obteve 2.298 votos, figurando entre os candidatos mais votados da legenda. Naquele pleito, o PCB lançou 56 candidatos em Pernambuco, dos quais cerca de dez conquistaram mandato.
